segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Sites

Boa noite pessoal! Achei um site bem interessante sobre o folclore em cada região do Brasil. Pode ser muito útil no trabalho de Didática das Séries Iniciais (lembrando que este é para ser entregue até dia 14/09): http://www.pmf.sc.gov.br/ebm_batistapereira/Webquest_o_folclore_nas_regioes_brasileiras/home.html
Clicando na aba dos recursos você pode ter acesso aos links de cada região.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Mundo da Leitura


Cada vez mais os meios de comunicação dominam o interesse das novas gerações. Vivemos em um mundo onde as informações “viajam” muito rápido e as crianças dedicam seu tempo ao computador e videogame.
Atualmente, a leitura não é apenas a base para o estudo e o trabalho, mas também uma forma de diversão. A falta de interesse por parte das crianças e jovens tem gerado, tanto nos pais quanto nos professores, a preocupação de como despertar o hábito pela leitura. O estudioso Richard Bamberger afirma que: “Se conseguirmos fazer com que a criança tenha sistematicamente uma experiência positiva com a linguagem, estaremos provendo o seu desenvolvimento como ser humano”. Inúmeros pesquisadores destacam algumas estratégias para estimular a criança, como a leitura em voz alta; visitas a bibliotecas, livrarias e feiras de livros; para os menores, muita ilustração, sons, texturas e pouco texto; já para os maiores, letras grandes, pouca narrativa e mais diálogos.
O hábito da leitura pode e deve ser incentivado desde cedo. Tendo o hábito e o gosto pela leitura, até os estudos ficam mais fáceis. Para isso, não se deve limitar a leitura apenas para os livros, mas também com revistas, cartões e até internet, limitando o tempo que a criança passa na frente da televisão e do computador. É importante que ela conheça, desde pequena, a variedade de gêneros literários disponíveis, mas dando preferência aos livros que mais lhe despertem seu interesse, como por exemplo, contos de princesas e de aventuras, sobre animais, entre outros.
Enfim, antes de tudo deve-se levar em consideração os estágios do desenvolvimento cognitivo da criança que vão dos três aos quinze anos, para assim, a leitura ser vista, não como uma obrigação, mas sim como diversão, se transformando em um hábito saudável e útil para seu futuro e o desenvolvimento de seu intelecto.

Andréia Camini

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

JN mostra conquistas e desafios na área da educação no Brasil


A proporção de brasileiros que frequentam a escola aumentou entre 1988 e 2008. Os que têm entre 7 e 14 anos, já são quase 98%. Uma reclamação que corta o país de Norte a Sul é a omissão da família.

O Jornal Nacional está apresentando, nesta semana, uma série de reportagens especiais sobre as maiores preocupações dos brasileiros. É o resultado de uma pesquisa exclusiva encomendada ao Ibope. A educação ficou em segundo lugar no ranking. A repórter Lília Teles foi de uma ponta a outra do país para mostrar conquistas e desafios desse setor.
Quando caminha pelo campus da Universidade Estadual de Londrina, no Paraná, Bianca se sente cada vez mais perto de ultrapassar uma nova barreira. Filha de família pobre, a aluna vai vencendo as dificuldades para chegar aonde quer.
“Concluir a faculdade e dar continuidade a essa área que estou seguindo, que é a pedagogia, que é a educação”, contou.
Se o desejo é direito democrático, a merendeira Neide também já consegue se ver num banco de universidade. Aos 54 anos, só agora aprendeu a ler e a escrever o próprio nome.
O analfabetismo vem caindo no Brasil em duas décadas. A queda foi maior no Sudeste, mas o Sul tem a menor taxa do país.
“Quando uma filha minha ia fazer uma tarefa, eu não sabia, eu me sentia uma pessoa inútil porque eu não podia nem ajudar ela”, lembrou.
A proporção de brasileiros que frequentam a escola aumentou entre 1988 e 2008. Os que têm entre 7 e 14 anos, já são quase 98%. “Em 1960, o Brasil tinha um pouco menos de um ano a menos de estudo em relação a Coreia, em 2000, tinha seis anos a menos. Então foram muitos anos investindo pouco e só a partir de meados da década de 90 o Brasil começou a reverter essa situação”, explicou o professor do IBMEC, Fernando Veloso.
Se todos os sonhos passam pelo banco da escola, o que fazer para que a educação de qualidade se torne acessível a um número cada vez maior de brasileiros? Num país de dimensões gigantescas, não há resposta simples.
Segundo a pesquisa encomendada pelo Jornal Nacional ao Ibope, a Região Sul, onde vivem Neide e Bianca, foi a que se mostrou mais preocupada com a educação.
O grande interesse dos moradores do Sul se reflete no resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica,o Ideb. O Paraná teve a melhor colocação nacional no ensino médio e foi o quarto colocado no ensino fundamental. Resultado que contrasta com um escola de Londrina, que teve média 3, numa escala que chega a 10.
A diretora Judite Santana sente falta de recursos e da participação dos pais. “Omissão da família, porque a escola por si só tem uma função, mas sozinha a coisa fica mais complicada”, declarou.
Uma reclamação que corta o Brasil de Sul a Norte. No Pará, um dos piores estados na lista do Ideb, o cenário também não é animador. Quem diria que de um quadro assim, poderia surgir um bom exemplo?
Em Altamira, no interior do estado, a escola de média 3,6 tem aluno média 8. Thiago é acompanhado de perto pela mãe. “Nem que seja um pouquinho, tiro um tempo pra vim olhar como anda meu filho na escola”, disse a empregada doméstica Luzivânia da Silva.
Essa parceria já dava certo em outra escola da cidade. O mural traz o prêmio estampado: notas que superam as médias do estado e até do Brasil. Tudo é feito para que as crianças se sintam importantes, para mostrar como a escola se preocupa com o presente e com o futuro delas.
Uma receita bem simples, que começa a ser seguida, quando os alunos são bem pequenininhos e muitas vezes a família não tem dinheiro pra comprar o material de alfabetização. Nenhum problema, quando é preciso, eles aprendem a ler em cartilhas fabricadas pelos próprios professores.
E nenhuma dificuldade, dentro e fora da escola, passa despercebida. “Quando o aluno falta três vezes seguidas, nós vamos até a casa do aluno, ver com a família o que aconteceu com esse aluno”, explicou a diretora de escola Maria Helena de Brito.
A recompensa para boas notas é o direito de participar de várias atividades. Uma troca justa. Na beira do Rio Xingu, uma fórmula para fazer da educação um orgulho nacional.

Jornal Nacional - Edição do dia 18/08/2010

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Patrimônio Cultural: São Miguel das Missões

Assista ao vídeo da Revista Nova Escola sobre São Miguel das Missões: http://www.youtube.com/watch?v=ArhmZjDBnKw

Sites


Alguns sites que podem lhe ajudar a estudar para concursos ou vestibular:
·        Só Matemática, Só Português, Só Geografia, Só Física, Só Biologia, Só Língua Inglesa, Só História, Só Espanhol, Só Filosofia, Só Química, Só Pedagogia - É necessário fazer cadastro. Os sites disponibilizam conteúdos do Ensino Fundamental, Médio e Superior, jogos, exercícios, além de provas de vestibular.
·        O Portal da Secretaria de Educação de Santa Catarina disponibiliza aulas virtuais gratuitas somente para alunos da rede de ensino (já que é necessário o número de matrícula do aluno, para pode ter acesso às aulas): 
Passo à Passo - Acesse o site, aulas virtuais, número de matrícula, conteúdos, provas, simulados. 
·        O PTable, que tem versão em português, disponibiliza a tabela periódica de elementos. Quando você clica em algum deles, uma pequena janela se abre e oferece informações.
·        Se o seu ponto fraco é a matemática, uma opção é o Mathway, que oferece resolução de problemas divididos por categorias.
·        E, se a ideia é melhorar o inglês ou espanhol, redes como a Live Mocha ajudam bastante. Você faz um cadastro e começa a se conectar com falantes nativos de outras línguas.


Abertas inscrições para ACT´s 2011


Estão abertas até o dia 16 de agosto as inscrições para o processo seletivo para a contratação de professores ACT para o ano letivo de 2011, nos níveis Ensino Fundamental, Ensino Médio, nas modalidades de Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial e Casa familiar rural do Governo do Estado de Santa Catarina. O edital nº 18/2010/SED, que se encontra disponível nas páginas: www.sed.sc.gov.br em ACT 2011 e www.acafe.org.br , define as normas do processo seletivo.
As inscrições deverão ser feitas via online na página da ACAFE que é a responsável pela realização do processo seletivo. É condição para ser admitido e atuar em Caráter Temporário durante o ano letivo 2011 ter participado do processo seletivo. É de vital importância que todo candidato leia com atenção o edital antes de fazer a sua inscrição. Após as inscrições e de posse da inscrição impressa, o candidato deverá se dirigir para uma unidade escolar da rede estadual e em seguida na Gerencia da educação para autenticação da documentação conforme prevê o item 9.12.5 do edital. Portanto, a documentação não será autenticada em cartórios, mas sim nas unidades escolares e GERED.
Os candidatos que fizeram inscrição em 2009 para o teste seletivo 2010 deverão acessar a página da ACAFE, atualizar dados e informações complementares, imprimir sua inscrição e se possuir novos documentos, como por exemplo, cursos de aperfeiçoamento e tempo de serviço, deverão solicitar as autenticações conforme informado acima, para então enviar o processo para a ACAFE. Portanto, não há a necessidade em enviar documentação já enviada na inscrição de 2009. Enviará além da inscrição a documentação nova se possuir.
Para inscrições novas, os candidatos deverão seguir rigorosamente o que determinam os itens 8,09, 10 e 11 do edital. Os candidatos somente poderão se inscrever em uma gerencia de educação, optar por até duas disciplinas em duas áreas e níveis de ensino e escolher uma gerência de educação mais próxima para fazer a prova, conforme os locais definidos no edital no item 8.2.
O edital prevê as habilitações necessárias para cada área e nível de ensino. O candidato após sua inscrição deverá enviar para a ACAFE a comprovação da habilitação para a qual se inscreveu, isto para candidato novo ou para aquele inscrito que adquiriu nova habilitação.
A documentação a ser enviada para a ACAFE deverá estar postada no correio até o dia 18 de agosto. A divulgação do resultado preliminar da avaliação dos documentos enviados será divulgado na página da ACAFE a partir do dia 16 de setembro de 2010. O Candidato que discordar ou não constar na listagem deverá impetrar recurso até as 18 horas do dia 21 de setembro de 2010. A homologação final das inscrições será no dia 05 de outubro de 2010. A partir do dia 14 de outubro o candidato poderá informar-se via internet pelo site: www.acafe.org.br ou via email para a ACAFE do local da aplicação da prova escrita. As provas escritas serão realizadas no dia 24 de outubro de 2010 conforme horários já definidos no próprio edital. O Gabarito das provas será divulgado a partir das 10 horas do dia 25 de outubro. O resultado final do processo seletivo será divulgado até o dia 30 de novembro, nas Gerencias regionais de inscrição de cada candidato e nas páginas: da ACAFE e da www.sed.sc.gov.br. A escolha da primeira chamada para o ano letivo 2011 ocorrerá entre os dias 13 a 17 de dezembro em horários e cronograma definidos por cada regência.
Todo processo de inscrição, seleção e classificação do processo seletivo é de responsabilidade da ACAFE. Mais informações poderão ser obtidas junto às unidades escolares estaduais e na GERED.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Viagem de Estudos: Caaró

Santuário de Caaró


O Santuário de Caaró está localizado a 35 km da cidade de São Luiz Gonzaga. Muito visitado por romeiros que buscam a água reconhecida como milagrosa, ele marca o local onde foram mortos os padres Roque Gonzáles e Afonso Rodrigues em 1628, pioneiros na catequese de índios na região.
Em 28 de janeiro de 1934, o Papa Pio XI declarou a beatificação dos Três Mártires das Missões, e no dia 16 de maio de 1988, o Papa João Paulo II canonizou-os, declarando-os Santos oficialmente. Sempre é bom lembrar que os Santos são reconhecidos como do local onde são mortos. Os Três Santos morreram no Rio Grande do Sul na Região das Missões.
 Hoje, no Santuário do Caaró, (bem perto do trevo de entrada de São Miguel das Missões) no município de Caibaté encontramos o local de peregrinação de gente que vem de todo o mundo. Deste local levam da água que é reconhecida como milagrosa, especialmente no uso em curas de câncer, doença que depois de curada e comprovada a cura cientificamente levou a canonização dos 3 padres, agora Santos da igreja.
 No Caaró, podemos diariamente ver uma quantidade muito expressiva de turistas vindos de todos os pontos, mas especialmente gente do Rio Grande do Sul, ligados ou não a Igreja Católica e que, todavia, professam a fé nos três Santos Mártires das Missões.
 Todos os turistas que visitam as Missões dizem, “Aqui é um lugar que se sentem coisas”, e a presença dos Santuários dos Santos completam uma aura espiritual muito potente e que posiciona a região como um dos locais mais importantes de turismo místico e religioso do País. 
 O Padre Roque Gonzales de Santa Cruz nasceu na cidade de Assunção no ano de 1576. em 3 de maio de 1626, passou o rio Uruguai e fundou São Nicolau, tornando-se o primeiro não índio a pisar oficialmente em solo Gaúcho. No dia primeiro de novembro de 1628, fundou a redução do Caaró. Dedicou-a à todos os santos mártires, especialmente aos três mártires do Japão: Paulo Miki, João de Goto e Diogo Chisai, da Companhia de Jesus.
 O Padre Afonso Rodrigues nasceu aos 10 de março de 1598, em Zamora, Espanha. Juntamente com Roque Gonzales, Afonso Rodrigues lança as bases do Caaró em 1628.
 O Padre João de Castilho nasceu em Belmonte na Espanha em 14 de setembro de 1595. No dia 15 de agosto de 1628 ajudou Roque Gonzáles a fundar a redução de Assunção do Ijuí. Após dois meses e meio, Roque Gonzales o deixou para fundar Caaró.
 O drama dos martírios ocorreu em 15 de novembro, no Caaró, após a missa, o Padre Roque preparava-se para erguer o sino, e foi quando dois índios desferiram violentos golpes de machadinhas de pedra (itaiçás) sobre a cabeça do padre. Em seguida, o Padre Afonso, saindo de sua cabana, também foi igualmente atingido mortalmente. No dia 17 de novembro de 1628, foi morto o Padre João de Castilho na redução de Assunção do Ijuí.

FONTE - UOL

Viagem de Estudos: Santo Ângelo

SANTO ÂNGELO
 
Santo Ângelo faz parte dos chamados Sete Povos das Missões e suas origens remontam ao período espanhol, sendo parte dos povoados criados nos séculos XVII e XVIII por padres jesuítas espanhóis nos atuais territórios do Brasil, Argentina e Paraguai.
A redução de Santo Ângelo Custódio (ou Sant'Angel Custódio) foi fundada em 1706 pelo padre belga Diogo de Haze, da Companhia de Jesus. Acredita-se que primeiramente a redução foi instalada nas proximidades da forqueta dos rios Ijuí e Ijuizinho. Em 1707, teria sido transferida para o atual centro histórico da cidade.
A redução de Santo Ângelo Custódio foi consagrada ao Anjo Custódio das Missões, o protetor de todos os povos missioneiros, portanto era chamada também de Sant'Angel de la Guardia, como consta em alguns documentos espanhóis da época. Obteve grande desenvolvimento econômico e cultural, beirando os 8 mil habitantes no seu apogeu.
Destruída a partir de 1756 com a chamada Guerra Guaranítica, a região ficou abandonada por quase cem anos. Por volta de 1830 começaram a ser distribuídas sesmarias para paulistas, iniciando-se assim um repovoamento da região. Emancipada de Cruz Alta em 22 de março de 1873, Santo Ângelo possuía um vasto território, ultrapassando os 10 mil km² de área.
No final do século XIX grandes levas de imigrantes chegaram à Santo Ângelo. Alemães, italianos, poloneses, russos, holandeses, letos, entre outros grupos vindos da Europa. Foi ponto de partida da Coluna Prestes, movimento que atravessou o país lutando por melhores condições sociais.
A chegada da ferrovia representou forte impulso para o desenvolvimento do município e da região.
Durante o século XX, especialmente no período entre os anos de 1930 a 1979, a cidade apresentou enorme desenvolvimento econômico e industrial, vindo a possuir mais de 90 mil habitantes. Nos anos 80, diversas emancipações ocorreram, retalhando o território de Santo Ângelo e reduzindo-o a menos de 10% do território original. Além das emancipações uma quebra geral nas indústrias locais provocou uma grande emigração.
No final da década de 1990 a cidade começa um processo de 'ressurreição'. A população que chegou a 90.000 habitantes voltou a aumentar, devido à reabertura de indústrias e à atração de novos investimentos.

Prefeitura Municipal

Construção em estilo eclético com forte influência neoclássica, tombado como Patrimônio Histórico-Cultural do município em 1994, em seu interior encontram-se além do Gabinete do Prefeito e várias secretarias, o  Acervo Tupambaé, que é uma exposição de telas do Artista Plástico Tadeu Martins, que  retratam aspectos da cultura indígena histórica e atual, inaugurado em 1995.
O prédio da prefeitura municipal de Santo Ângelo foi inaugurado em 1928. Por sua importância Histórica e características arquitetônicas representativas de uma época, mereceu tombamento oficial feito pela lei municipal nº 1.789, de 12 de abril de 1994.
A iniciativa de prover o interior do prédio da prefeitura com um acervo artístico que retratasse episódios histórico-culturais partiu do prefeito Dr. Adroaldo Mousquer Loureiro. O objetivo de tal acervo é  dotar o local de  obras de arte que sirvam como um chamamento à consciência de preservação do  patrimônio cultural, estímulo às manifestações artísticas e resgate dos valores históricos.
Para a execução do trabalho preliminar, foi convocado o artista plástico Tadeu Martins, ao qual foram sugeridas as diretrizes. Imediatamente, Tadeu  Martins iniciou a tarefa valendo-se da colaboração do historiador Mário Simon  para a pesquisa histórica.
O nome dado ao Acervo Artístico  Municipal “Tupambaé” define, pela sua origem e conteúdo histórico-missioneiro, o caráter democrático do acervo.
“Tupambaé” (Tupã = Deus; Mbaé = Coisa, Coisa de Deus) era a denominação dada ás atividades do trabalho coletivo e ás propriedades comuns das Missões. Os benefícios do Tupambaé estendiam-se a toda a população missioneira.
A inauguração e a instalação do acervo, em 19 de abril de 1994, constam de oito telas de Tadeu Martins, todas nas dimensões de 2,20cm  x 1,60cm. Os painéis, neste primeiro momento, traduzem temas missioneiros ligados à redução de Santo Ângelo Custódio.
Localização: Rua Antônio Manoel, esquina com Rua Antunes Ribas

 Prédio da  Antiga Estação Ferroviária

Prédio de dois pisos de estilo colonial inglês, servindo até 1968 como Estação de embarque e desembarque de passageiros da Rede Ferroviária Federal S.A.. Contém a gare de embarque, conserva a estrutura original, possui ainda, na sua parte posterior caixa d’água em ferro de fabricação belga. É composta de quatro salas e saguão de entrada, conservando os guichês de vendas de passagens no primeiro piso. No segundo piso há duas salas, seu piso é original no saguão e plataforma de embarque. Banheiro e cozinha anexados posteriormente, no mesmo estilo de construção. Sua construção é obra do Engenheiro Gildo Castelarim. É o local de onde saiu a Coluna Prestes em 1924. Tombada como Patrimônio pela Lei nº 825 de 19/11/1984, em bom estado de conservação. O local abriga o Memorial da Coluna Prestes, primeiro no país a homenagear a Grande Marcha, cujas primeiras reuniões aconteceram neste local, em 1924. Junto ao prédio da antiga estação ferroviária localiza-se o Museu Ferroviário e o Monumento  a Coluna Invicta, do artista carioca Maurício Bentes. Uma escultura em ferro simbolizando sua TRAJETÓRIA do sul a norte do país.
Localização: Avenida Brasil, esquina com Florêncio de Abreu
Data de Construção: 1918  a  1921 por equipes inglesas.

Teatro Municipal Antônio Sepp Centro Municipal de Cultura Santo-Ângelo Custódio

O Teatro Municipal Antônio Sepp tem capacidade para 800 pessoas e em conjunto com o Centro Municipal de Cultura Santo Ângelo  Custódio desenvolvem sistematicamente diversos cursos, palestras, oficinas, momentos de lazer e expressão artística. O Centro Municipal de Cultura, conta também com excelente  e  galeria de artes e espaços polivalentes para congressos, seminários e eventos em geral. Em seu interior, encontram-se as pinturas murais da artista plástica Dirce Pippi em homenagem ao “Tropeirismo” e às “Tradições Gaúchas”. Abriga atualmente o Arquivo Histórico Municipal onde ficam armazenados os documentos e as fotografias referentes a dados históricos de nossa cidade.
Localização:  Rua 03 de Outubro, 800
Data de Construção: 1992

Museu municipal Dr. José Olavo Machado - Arquitetura Civil

Prédio em estilo colonial e fachada com tendências neoclássicas. Por longos anos foi moradia do Dr. Ulisses Rodrigues, intendente do município por dois períodos, de 1928 a 1930 e 1930 a 1935. Posteriormente veio a ser adquirido pela Prefeitura. Abriga atualmente o Museu Municipal, com seis salas originais e uma anexada recentemente, sendo três salas de acervo museológico, uma sala de exposição, uma de reserva técnica e uma sala da coordenação.  O acervo do Museu preserva evidências das várias etapas da história regional, desde material arquelógico do período anterior à chegada dos jesuítas até fases da história local mais recente, possui ainda uma maquete da Redução de Santo Ângelo Custódio. O Museu desenvolve atividades e eventos que visam maior valorização e preservação do Patrimônio Histórico e Cultural do Município.
Localização: Rua Antunes Ribas; Esquina Antônio Manoel

Catedral Angelopolitana

Construída no mesmo local da antiga Igreja da Redução de Santo Ângelo Custódio, de estilo neoclássico/barroco missioneiro, é uma réplica aproximada da Igreja do antigo povo de São Miguel Arcanjo, construída em pedra grés e tijolos, com pórtico encimado por sete imagens em pedra representando os  padroeiros dos Sete Povos das Missões, seu interior é composto por três naves separadas por arcadas e abóbodas. Guarda uma imagem em madeira do Cristo Morto, esculpida por artista guarani na Redução de Santo Ângelo Custódio a partir de 1720. Em outubro de 1991,  foi iniciada a pintura da Saga Missioneira, obra do artista santo-angelense Tadeu Martins, painel que  retrata a conversão dos indígenas à fé católica.
Há ainda 11 salas de apoio, onde se realizam aulas de catequese, cursos de noivo e  batismo e trabalhos da Pastoral da Criança.
Localização: Praça Pinheiro Machado
Data de Construção: Década de 1920.

 Monumento ao Índio Guarani

O monumento é uma homenagem aos índios pelo seu heroísmo e resistência durante a Guerra Guaranítica. É uma obra do escultor santo-angelense Olindo Donadel e foi executada na década de 1960. Construída em arenito rosa, retrata no alto Sepé Tiaraju e logo abaixo uma família Guarani.
Localização: Avenida Brasil, em  frente ao Teatro Municipal  Antônio Sepp
Data de Construção: 1967

 Monumento ao Tio Bilia

Homenagem ao gaiteiro santo-angelense Tio Bilia que se projetou nacional e internacionalmente no mundo da música, sendo conhecido como o Mestre da Gaita Ponto.
Localização: Avenida  Sagrada Família

Memorial Coluna Prestes

Construção situada no antigo prédio da Estação Ferroviária, feita em concreto armado, com 158 metros de altura, é a única obra projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer no Rio Grande do Sul. Refaz o caminho da marcha que saiu de Santo Ângelo, indo até Terezina no Piauí. Expõe a cronologia dos fatos, documentos, depoimentos da trajetória da marcha.
Localização: Junto ao prédio da Estação Ferroviária, Av. Brasil esqueina Rua Florêncio de Abreu.

FONTE - Wikipédia

Como aprender a escrever 400 palavras em Inglês em apenas um minuto


Regra #1 – Todas as palavras que em português terminem em dade (como a palavra cidade) retire o dade e coloque em seu lugar ty. Exemplos: cidade – city; velocidade – velocity; simplicidade – simplicity; naturalidade – naturality; capacidade – capacity.

Regra #2 – Para todas as palavras que em português terminem em ção (como a palavra nação) tire fora o ção e coloque em seu lugar tion. Exemplos: simplificação – simplification; nação – nation; observação – observation; naturalização – naturalization; sensação – sensation.

Regra #3 – Para os advérbios terminados em mente, tire o mente e em seu lugar coloque lly. Mas, quando o radical em português termina em l, acrescente apenas ly. Exemplos: totalmente – totally; geneticamente – genetically; naturalmente – naturally; oralmente – orally.

Regra #4 – Para as palavras terminadas em ência, tire o ência e em seu lugar coloque ence. Exemplos: essência – essence; reverência – reverence; frequência – frequence; eloquência – eloquence.

Regra #5 – Para as palavras terminadas em al, não muda nada. Exemplos: general – general; natural – natural; total – total; fatal – fatal; sensual – sensual;   

OBSERVAÇÃO – Toda regra tem suas exceções, e é bem preferível, errar numa ou noutra ocasião e aprender 400 palavras em inglês num minuto, do que ficar preocupado com a rara exceção... E não aprender nada.  

terça-feira, 10 de agosto de 2010

O SENTIDO DA EDUCAÇÃO


A educação, uma das primas pobres neste país, deveria, penso eu, ser em grande parte repensada e reformulada. Deveria ser privilegiada entre todos os setores da vida de um povo, pois sem educação, que inclui informação, ninguém é capaz de determinar seus caminhos e escolher seus trabalhos.
Um povo desinformado não sabe o que acontece, assina o que não leu, submete-se ao que não compreendeu, barateia sua vida e sua força de trabalho, não tem horizontes e não se integra em seu próprio país, quanto mais no grande mundo, globalizado –mas não para ele.
Porém educar não é apenas instruir, ensinar a ler, escrever, calcular. Não é nem mesmo instruir em todos os anos dos Ensinos Fundamental e Médio. Educar é. Deveria ser, antes de mais nada, ensinar a pensar. Ensinar a questionar. Abrir cabeças e preparar par enfrentar a vida não apenas ganhando um ou dois ou mil salários, mas sentindo-se capaz, e consciente, para fazer suas escolhas e viver sua vida.
Educar deve ser estimular para que desabrochem todas as capacidades de uma criança, e depois, de um jovem. Fazer ver o mundo, com suas belezas, suas regras, seus perigos e suas possibilidades, na família, a comunidade, a região, o pais... o mundo, com o qual hoje nos comunicamos tão facilmente.
Estimular o discernimento, isto é, a capacidade de entender e julgar e escolher; é bem mais importante do que belos edifícios e recursos modernos, embora nenhuma criança deva estudar numa escola que está caindo aos pedaços, em más condições higiênicas, sem livros bons e bem conservados, em o material básico. Computador ajuda? Ter acesso a um mundo mais amplo de pesquisa e informação certamente é bom. Mas temos errado ao colocar computadores em salas de aula sem mesa adequada, sem instrutores e sem controle, de modo que os alunos, em lugar de aprender, brincam.
A vida não perdoa, não é brincadeira, e embora todos devam buscar uma vida saudável e harmoniosa, se possível feliz, divertir-se o tempo todo, não ter punições nem limites, levar tudo a brincadeira, não prepara para as escolhas e decisões que terão de ser tomadas.
Sem alguma seriedade não se poderá distinguir certo de errado, bom e mau, ou melhor e pior, e pouca munição teremos para a batalha cotidiana. A frustração nas primeiras dificuldades será paralisante, decepção porque ali não continuam as brincadeiras escolares, nos deixará incapacitados para sermos dentro do possível livres e autônomos.
            Sou a favor de uma escola amorosa e alegre, mas onde haja autoridade e hierarquia, e também para os pequenos a professora não seja uma tia, mas uma professora, pois a escola não é, nem deve ser, a família. Pode ser um complemento magnífico, mas jamais retirar a família a responsabilidade inicial da docência, da compostura, do respeito; ao contrário, prosseguir e incutir isso ainda mais. O que não tem a ver, repito, com pouca alegria, com medo e traumas, mas com respeito por si mesmo, pela natureza, pelo outro, e pela vida. E se conseguir um pouco disso em muitos alunos, a escola estará realizando seu trabalho primeiro, que é educar.
 (LYA LUFT)

LYA LUFT nasceu em Santa Cruz do Sul, uma colônia germânica do Rio Grande do Sul em 1938, criança, estudou numa escola de língua alemã. Apaixonada por livros desde menina, aos 11 anos decorava versos de Goethe e Schiller. Mais tarde, foi para Porto Alegre, onde se formou em Pedagogia e Letras Anglo-germânicas. Traduziu obras de Virgínia Wolf, Rilke, Hermann Hesse, Günter Grass e Thomas Mann, entre outros. Poeta, cronista, contista, romancista e ensaísta, é uma das mais prestigiadas autoras da literatura brasileira contemporânea, com sucessos como “Perdas e ganhos” (2003), “Pensar e Transgredir” (2004) e “Em outras Palavras” (2006)

(Cfr. Rev. Atividades e Experiências, ano 9, no.1-março 2008, p. 52)

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Garatuja: A importância dos rabiscos para a criança


Pablo Picasso, o artista espanhol, dizia que, aos 12 anos, já desenhava como o pintor italiano Rafael, mas precisou de toda uma existência para aprender a desenhar como as crianças.
A garatuja, nome dado aos rabiscos infantis aos quais ele se referia, pode não fazer muito sentido, mas é uma maneira de o seu filho se comunicar.
Os primeiros desenhos, por volta dos 14 meses, são traçados longitudinais, desprovidos de controle motor e sem sentido. Com 1 ano e meio, surgem os movimentos circulares. A partir dos 3 anos, eles se fecham em formas independentes. Ganham significado, ou seja, a criança lhes atribui nomes e conta histórias sobre o que retratou. Aos olhos dos pais, os rabiscos ficam mais reconhecíveis. Nessa fase, aparecem os primeiros indícios de figuras humanas. "A evolução da garatuja é paralela ao desenvolvimento cognitivo da criança", afirma a pedagoga Ana Paula Yazbek, diretora do Espaço da Vila, de São Paulo.
É por isso que a familiaridade com lápis e canetas é tão importante para a escrita. "Há atividades que o ser humano desenvolve naturalmente, como, por exemplo, caminhar. Habilidades, como escrever, precisam de treino", explica o neuropediatra Luiz Celso Villanova, da Universidade Federal de São Paulo.

Estimular é importante
A pedagoga explica que, a princípio, a criança ignora os limites do papel. "Cabe aos pais mostrá-los, pois ela ainda não sabe que existe um lugar certo para desenhar", diz. Os pais devem mostrar interesse por essa "vontade" de desenhar. "É preciso valorizar a produção, mas lembrando que nessa fase ainda não existe preocupação estética", observa Ana Paula. Ela recomenda lápis mais grossos. E não se esqueça de supervisionar o seu artista, para que ele não se machuque ou, ainda, rabisque as paredes.
Evolução do traçado:
·        14 meses:
Rabiscos sem forma ou intenção. Pouco controle dos movimentos, que se originam nos braços ou nos ombros.
·        18 meses:
Surgem os primeiros movimentos circulares, intercalados com retas. Maior controle sobre os músculos da mão.
·        3 anos:
Traços ganham formas. Desenhos recebem nomes. Aumenta a coordenação motora sobre o pulso e os dedos. 

domingo, 8 de agosto de 2010

Viagem de Estudos: São Miguel das Missões


No início do século XVII, a Companhia de Jesus fundou inúmeras povoações em território hoje pertencente ao Brasil, Argentina e Paraguai. Visavam ocupar terras destinadas à Espanha pelo Tratado de Tordesilhas, bem como difundir a fé cristã.
            A redução de São Miguel Arcanjo foi fundada em 1632, pelo Padre Cristóvão de Mendonça, região do Tape. Devido aos ataques dos bandeirantes paulistas, em busca de escravos, a população mudou-se, em 1638, para a margem ocidental do Rio Uruguai. Em 1687, os padres jesuítas fundaram novamente São Miguel Arcanjo, desta vez no atual sitio arqueológico. A redução prosperou na primeira metade do século XVIII, quando a população atingiu, aproximadamente 6.000 habitantes.
Após o ano de 1750, com a assinatura do “Tratado de Madri”, que troca a Colônia do Sacramento pelos 7 povos das Missões, inicia-se a fase de decadência das Missões.
Com a expulsão dos Jesuítas do território espanhol, se acentua o declínio das reduções, e passam a administração colonial espanhola (1768) e a partir de 1801 pela administração portuguesa.
Finalmente a Guerra Cisplatina, em 1828, destruiu o que ainda restava desta civilização, quando Frutuoso Rivera incorpora a seu exército homens das Missões.
Este período determinou um declínio de São Miguel, que foi mais acentuado pelo abandono de muitos anos, mas a riqueza deste passado foi reconhecida e se iniciaram os trabalhos de consolidação a partir de 1937 pelo SPHAN, em dezembro de 1983 foi declarada pela UNESCO como Patrimônio Histórico Cultural da Humanidade, atraindo turistas de várias partes do mundo.
A vila de São Miguel das Missões surgiu em 1926, quando foi efetuado um loteamento urbano, em torno dos remanescentes do antigo povo jesuítico/guarani.
Desde 1978 existia a luta pela emancipação político-administrativa deste Município, na qual ocorreu o desmembramento de Santo Ângelo em 20 de dezembro de 1987, com o plebiscito, e a emancipação promulgada pela Lei número 8.584 de 29 de abril de 1988criando o Município de São Miguel das Missões.
No período das reduções era conhecido por São Miguel Arcanjo, quando foi distrito de Santo Ângelo já era chamada por São Miguel das Missões, mesmo nome do padroeiro, continuando com este nome após sua emancipação.
O Município possui infra-estrutura para receber os turistas que buscam os atrativos históricos, culturais e religiosos. São Miguel das Missões integra-se a roteiros turísticos dos Patrimônios Históricos do Brasil, Argentina e Paraguai.

ANTIGA IGREJA
A Igreja de São Miguel Arcanjo foi declarada pela UNESCO Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, em 1983.
De estilo barroco, a Igreja começou a ser construída em 1735 e levou 10 anos para ser concluída, a mão-de-obra foi indígena. Os blocos de arenito eram trazidos de uma distância de 20 km. O projeto arquitetônico diferenciava-se das demais igrejas missioneiras. A de São Miguel possui uma planta em cruz latina com três naves, separadas por duas arcadas de pedras, e cinco altares com imagens de santos. Ao corpo principal somam-se o pórtico e a torre sineira.
Pela tradição das igrejas missioneiras, a de São Miguel deveria possuir rica e colorida ornamentação interna, formada por pinturas e esculturas com motivos sacros.
A cobertura era de telhas de barro sustentadas por vigas de madeira e, na frente, foi acrescentado um pórtico com arcadas e colunas que exibiam estátuas. A torre ostentava um galo de estanho dourado.
O projeto da Igreja deve-se ao arquiteto italiano Gian Battista Primolli, que mostrou, ao projetá-la, muita familiaridade com o que havia de mais recente na arquitetura européia da época.
As Missões são um lugar de visita fundamental a quem pretende entender as raízes do sul do país e da América Latina e apresenta aos seus visitantes diversos patrimônios culturais da humanidade e descortina o cenário de 160 anos de história, onde Jesuítas e Índios Guaranis realizaram os ideais do Cristianismo na prática. Andar pelos caminhos que uniam a antiga província jesuítica do Paraguai, hoje distribuídos nas fronteiras do MERCOSUL, é sentir a energia presente que emana de cada um desses atrativos.

Horário de Visitação:
9:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00
Durante o Horário de Verão:
9:00 às12:00 e das 14:00 às 20:00

Estudantes e pessoas com mais de 60 anos: R$2,50
Demais pessoas: R$5,00

Para mais informações, visite o site da cidade de São Miguel das Missões.

O PROFESSOR ESTÁ SEMPRE ERRADO

O material escolar mais barato que existe na praça é o professor!
É jovem, não tem experiência.
É velho, está superado.
Não tem automóvel, é um pobre coitado.
Tem automóvel, chora de "barriga cheia".
Fala em voz alta, vive gritando.
Fala em tom normal, ninguém escuta.
Não falta ao colégio, é um 'caxias'.
Precisa faltar, é um 'turista'.
Conversa com os outros professores, está 'malhando' os alunos.
Não conversa, é um desligado.
Dá muita matéria, não tem dó do aluno.
Dá pouca matéria, não prepara os alunos.
Brinca com a turma, é metido a engraçado.
Não brinca com a turma, é um chato.
Chama a atenção, é um grosso.
Não chama a atenção, não sabe se impor.
A prova é longa, não dá tempo.
A prova é curta, tira as chances do aluno.
Escreve muito, não explica.
Explica muito, o caderno não tem nada.
Fala corretamente, ninguém entende.
Fala a 'língua' do aluno, não tem vocabulário.
Exige, é rude.
Elogia, é debochado.
O aluno é reprovado, é perseguição.
O aluno é aprovado, deu 'mole'.
É, o professor está sempre errado, mas, se conseguiu ler até aqui, agradeça a ele!
 Jô Soares

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Lembretes

Agenda programada para o mês de Agosto para o Magistério 37:
09/08/2010 - Dia da família na escola; entrega dos boletins.
11/08/2010 - Palestra do Senai; Coquetel e chá de bebê da Eliane.
24/08/2010 - Palestra com Roselei - R$ 5,50.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

HORÁRIO


SEGUNDA
TERÇA
QUARTA
QUINTA
SEXTA
Ens. Matemática
Alfabetização e Letramento
Psicologia da Educação
Sociologia da Educação
Educação e Diversidade
Ed. Especial
Português e Literatura
Psicologia da Educação
Sociologia da Educação
Educação e Diversidade
Ed. Especial
Did. Séries Iniciais
Fund. Ed. Infantil
Português e Literatura
Alfabetização e Letramento
Filosofia da Educação
Did. Séries Iniciais
História da Educação
Did. Ed. Infantil
Alfabetização e Letramento
Filosofia da Educação
Ens. Matemática
História da Educação
Did. Ed. Infantil
Fund. Ed. Infantil
 
(válido a partir de 03 de Agosto de 2010)

quinta-feira, 29 de julho de 2010

O que é bullying?

Atos agressivos físicos ou verbais só são evitados com a união de diretores, professores, alunos e famílias.

Bullying é uma situação que se caracteriza por atos agressivos verbais ou físicos de maneira repetitiva por parte de um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo inglês refere-se ao verbo "ameaçar, intimidar".
Estão inclusos no bullying os apelidos pejorativos criados para humilhar os colegas. E, não adianta, todo ambiente escolar pode ter esse problema. "A escola que afirma não ter bullying ou não sabe o que é ou está negando sua existência", diz o médico pediatra Lauro Monteiro Filho, fundador da Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência (Abrapia), que estuda o problema há nove anos.
Segundo o médico, o papel da escola começa em admitir que é um local passível de bullying, informar professores e alunos sobre o que é e deixar claro que o estabelecimento não admitirá a prática - prevenir é o melhor remédio. O papel dos professores também é fundamental. "Há uma série de atividades que podem ser feitas em sala de aula para falar desse problema com os alunos. Pode ser tema de redação, de pesquisa, teatro etc. É só usar a criatividade para tratar do assunto", diz.
O papel do professor também passa por identificar os atores do bullying - agressores e vítimas. "O agressor não é assim apenas na escola. Normalmente ele tem uma relação familiar onde tudo se revolve pela violência verbal ou física e ele reproduz o que vê no ambiente escolar", explica o especialista. Já a vítima costuma ser uma criança com baixa autoestima e retraída tanto na escola quanto no lar. "Por essas características, é difícil esse jovem conseguir reagir", afirma Lauro. Aí é que entra a questão da repetição no bullying, pois se o aluno reage, a tendência é que a provocação cesse.
Claro que não se pode banir as brincadeiras entre colegas no ambiente escolar. O que a escola precisa é distinguir o limiar entre uma piada aceitável e uma agressão. "Isso não é tão difícil como parece. Basta que o professor se coloque no lugar da vítima. O apelido é engraçado? Mas como eu me sentiria se fosse chamado assim?", orienta o médico. Ao perceber o bullying, o professor deve corrigir o aluno. E em casos de violência física, a escola deve tomar as medidas devidas, sempre envolvendo os pais.
O médico pediatra lembra que só a escola não consegue resolver o problema, mas é normalmente nesse ambiente que se demonstram os primeiros sinais de um agressor. "A tendência é que ele seja assim por toda a vida a menos que seja tratado", diz. Uma das peças fundamentais é que este jovem tenha exemplos a seguir de pessoas que não resolvam as situações com violência - e quem melhor que o professor para isso? No entanto, o mestre não pode tomar toda a responsabilidade para si. "Bullying só se resolve com o envolvimento de toda a escola - direção, docentes e alunos - e a família", afirma o pediatra.

FONTE - Revista Nova Escola

domingo, 25 de julho de 2010

Site educativo pode incentivar a criatividade infantil

Um tucano que é separado da mãe por traficantes de animais e protagoniza diversas aventuras para encontrá-la é o personagem principal do site “Travessuras do Eusébio”. Este poderia ser apenas mais um espaço na internet voltado para crianças, não fosse sua proposta inédita: são os próprios internautas os responsáveis pela continuidade das histórias de Eusébio.
Lançado há pouco mais de um mês pela jornalista Vanessa Aragão, ‘Travessuras do Eusébio’ é voltado para crianças entre sete e dez anos que estão descobrindo os recursos da internet. As histórias são atualizadas semanalmente, e os leitores dispõem de um blog para dar continuidade à narrativa. Uma vez por semana, a melhor história é publicada no site e dá continuidade à trama do tucano.
“Lançamos o site em março e, de lá pra cá, o número de acessos triplicou”, afirmou Vanessa. “Tenho recebido boas histórias, principalmente das crianças mais velhas. As mais novas costumam deixar recados, elogiando os personagens”.
Além da busca pela mãe, as histórias abordam temas complexos, como tráfico de animais e relação com o meio ambiente. Tudo em uma linguagem poética, que prioriza as nuances psicológicas de cada personagem apresentado ao longo da trama.
“Tive uma preocupação especial em criar os perfis psicológicos dos personagens. De acordo com esses perfis eu e o ilustrador João Machay desenvolvemos o visual de cada um deles”, explicou.
Entusiasta do site, a pedagoga Daniela Bessa ressalta características que podem ajudar no desenvolvimento escolar das crianças que acompanham Eusébio. Entre elas, a experiência de ter seus textos lidos por uma infinidade de pessoas através do blog ou do site.
“Direcionar a linguagem para outros leitores é uma experiência muito rica para as crianças. Além disso, o site é uma ferramenta que pode ser utilizada de várias maneiras em sala de aula, com professores e alunos construindo uma história conjunta”, exemplificou.
Além de protagonizar as histórias no site e no blog, o tucano Eusébio pode ser encontrado também em redes sociais como Orkut, Facebook e Twitter, ajudando a democratizar estas ferramentas entre o público infantil. Passatempos e cartões postais para enviar aos amigos e um boné mágico que dá conselhos são outros atrativos do site, que conta com jogos e desenhos para colorir que fazem a alegria das crianças. Mas ao invés de utilizarem o mouse, os usuários deverão imprimir estes dois últimos itens e trabalhar as atividades manualmente.
Uma outra proposta do site é trazer a internet para o mundo real, possibilitando que a criança também possa desenvolver sua capacidade psicomotora, além da interação com outras crianças. Segundo Daniela, os pais também desempenham papel importante, ajudando os leitores mais novos a escreverem suas histórias ou lendo as narrativas apresentadas blog.
Mas a maior prova do sucesso de “Travessuras do Eusébio” é a receptividade de seu público-alvo. Aos dez anos, Julia Rangel finaliza sua primeira incursão pelo mundo literário e revela entusiasmo pela história que criou para o pequeno Eusébio.
“Quero muito que ele encontre a mãe. Mas antes, acho que ele ainda vai fazer muitos amigos durante sua busca. E é isso que eu conto na minha história: como o Eusébio vai conhecer outros animais bem legais pelo caminho”.

Atividades para Educação Infantil

Achei nos Álbuns da Web do Picasa algumas atividades que podem ser trabalhadas na pré-escola. São 278 atividades que estão disponíveis para download e para impressão. Acesse:

Twitter


Após as diversas dúvidas das meninas sobre o que é Twitter e como usá-lo resolvi fazer um post bem legal explicando tudo.


Criado em 2006  por Jack Dorsey, o Twitter é uma rede social onde os usuários têm até 140 caracteres para falar sobre qualquer assunto.


O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA ENTRAR NO TWITTER
 1º Passo - Criando uma conta: Para gerar o perfil no site, vá em  www.twitter.com, clique em Sign Up e crie seu endereço (que sempre será acessado por twitter.com/seunome). Para personalizar a sua página clique em "settings", onde você poderá colocar um resumo sobre quem é você, uma foto e também, ao clicar em "design", você consegue escolher um layout.
 2º Passo -  Entre na sua conta. Você vai encontrar um espaço onde está inscrito What’s happening?, e logo abaixo um espaço para escrever sua mensagem (observe na imagem abaixo). Vale tudo: dizer o que está fazendo, colocar um link para alguma notícia interessante, comentar sobre o filme que viu ontem... A graça está justamente em contar as pequenas coisas, dividir tudo com os demais usuários. Após escrever a mensagem é só clicar em tweet para publicar.

3° Passo - Vale lembrar que no Twitter você não adiciona ninguém, você segue! Pode seguir amigos, parentes, celebridade, quem você quiser. Se você se interessou pelo Twitter de alguém e quer começar a acompanhar as atualizações do usuário, basta clicar em Follow logo abaixo da imagem dele. Para tentar encontrar alguém, use o Find People no Menu. Você pode seguir o blog Informativo Magistério e ficar sabendo das atualizações automaticamente.
4º Passo – Para falar com alguém no Twitter e esta pessoa saber que você está falando dela, é necessário colocar um @ seguido do nome do usuário. Exemplo: "adoro a @fulana. leio sempre". Somente desta a pessoa irá saber que você está falando com ela.
5º Passo - No seu perfil, no canto direito, existe um link chamado @seunome logo abaixo de sua descrição. Ao clicar lá, você sabe quem citou você pelo Twitter (sendo esta pessoa sua "seguidora" ou não). Observe a imagem abaixo:

6º Passo - Se você gostou da "twittada" de alguém e quer reproduzir no seu perfil também, basta colocar um RT (significa "Retwittar") na frente do texto e dizer de quem são as palavras usando um @fulano.
7º Passo - Para mandar uma mensagem privada para alguém, use o link "message" que está no lado direito do perfil do amigo com o qual quer falar. Desse jeito, só ele receberá o recado. No entanto, para mandar uma mensagem privada para alguém, esta pessoa precisa estar seguindo você.

  • Você não precisa estar conectado na internet para usar Twitter. Você pode usar seu celular para divulgar notícias. Para fazer isso clique em “settings,”, digite o número do seu celular para receber as atualizações e postar mensagens.

Fonte – Capricho
          Cilene Bonfim

Para auxiliar no entendimento, achei um vídeo que talvez possa ajudar a entender melhor como o Twitter funciona: http://www.youtube.com/watch?v=RYBMlGNrNh0&feature=player_embedded#!