Lançado há pouco mais de um mês pela jornalista Vanessa Aragão, ‘Travessuras do Eusébio’ é voltado para crianças entre sete e dez anos que estão descobrindo os recursos da internet. As histórias são atualizadas semanalmente, e os leitores dispõem de um blog para dar continuidade à narrativa. Uma vez por semana, a melhor história é publicada no site e dá continuidade à trama do tucano.
“Lançamos o site em março e, de lá pra cá, o número de acessos triplicou”, afirmou Vanessa. “Tenho recebido boas histórias, principalmente das crianças mais velhas. As mais novas costumam deixar recados, elogiando os personagens”.
Além da busca pela mãe, as histórias abordam temas complexos, como tráfico de animais e relação com o meio ambiente. Tudo em uma linguagem poética, que prioriza as nuances psicológicas de cada personagem apresentado ao longo da trama.
“Tive uma preocupação especial em criar os perfis psicológicos dos personagens. De acordo com esses perfis eu e o ilustrador João Machay desenvolvemos o visual de cada um deles”, explicou.
Entusiasta do site, a pedagoga Daniela Bessa ressalta características que podem ajudar no desenvolvimento escolar das crianças que acompanham Eusébio. Entre elas, a experiência de ter seus textos lidos por uma infinidade de pessoas através do blog ou do site.
“Direcionar a linguagem para outros leitores é uma experiência muito rica para as crianças. Além disso, o site é uma ferramenta que pode ser utilizada de várias maneiras em sala de aula, com professores e alunos construindo uma história conjunta”, exemplificou.
Além de protagonizar as histórias no site e no blog, o tucano Eusébio pode ser encontrado também em redes sociais como Orkut, Facebook e Twitter, ajudando a democratizar estas ferramentas entre o público infantil. Passatempos e cartões postais para enviar aos amigos e um boné mágico que dá conselhos são outros atrativos do site, que conta com jogos e desenhos para colorir que fazem a alegria das crianças. Mas ao invés de utilizarem o mouse, os usuários deverão imprimir estes dois últimos itens e trabalhar as atividades manualmente.
Uma outra proposta do site é trazer a internet para o mundo real, possibilitando que a criança também possa desenvolver sua capacidade psicomotora, além da interação com outras crianças. Segundo Daniela, os pais também desempenham papel importante, ajudando os leitores mais novos a escreverem suas histórias ou lendo as narrativas apresentadas blog.
Mas a maior prova do sucesso de “Travessuras do Eusébio” é a receptividade de seu público-alvo. Aos dez anos, Julia Rangel finaliza sua primeira incursão pelo mundo literário e revela entusiasmo pela história que criou para o pequeno Eusébio.
“Quero muito que ele encontre a mãe. Mas antes, acho que ele ainda vai fazer muitos amigos durante sua busca. E é isso que eu conto na minha história: como o Eusébio vai conhecer outros animais bem legais pelo caminho”.
Fonte - Terra Educação
Nenhum comentário:
Postar um comentário