domingo, 8 de agosto de 2010

Viagem de Estudos: São Miguel das Missões


No início do século XVII, a Companhia de Jesus fundou inúmeras povoações em território hoje pertencente ao Brasil, Argentina e Paraguai. Visavam ocupar terras destinadas à Espanha pelo Tratado de Tordesilhas, bem como difundir a fé cristã.
            A redução de São Miguel Arcanjo foi fundada em 1632, pelo Padre Cristóvão de Mendonça, região do Tape. Devido aos ataques dos bandeirantes paulistas, em busca de escravos, a população mudou-se, em 1638, para a margem ocidental do Rio Uruguai. Em 1687, os padres jesuítas fundaram novamente São Miguel Arcanjo, desta vez no atual sitio arqueológico. A redução prosperou na primeira metade do século XVIII, quando a população atingiu, aproximadamente 6.000 habitantes.
Após o ano de 1750, com a assinatura do “Tratado de Madri”, que troca a Colônia do Sacramento pelos 7 povos das Missões, inicia-se a fase de decadência das Missões.
Com a expulsão dos Jesuítas do território espanhol, se acentua o declínio das reduções, e passam a administração colonial espanhola (1768) e a partir de 1801 pela administração portuguesa.
Finalmente a Guerra Cisplatina, em 1828, destruiu o que ainda restava desta civilização, quando Frutuoso Rivera incorpora a seu exército homens das Missões.
Este período determinou um declínio de São Miguel, que foi mais acentuado pelo abandono de muitos anos, mas a riqueza deste passado foi reconhecida e se iniciaram os trabalhos de consolidação a partir de 1937 pelo SPHAN, em dezembro de 1983 foi declarada pela UNESCO como Patrimônio Histórico Cultural da Humanidade, atraindo turistas de várias partes do mundo.
A vila de São Miguel das Missões surgiu em 1926, quando foi efetuado um loteamento urbano, em torno dos remanescentes do antigo povo jesuítico/guarani.
Desde 1978 existia a luta pela emancipação político-administrativa deste Município, na qual ocorreu o desmembramento de Santo Ângelo em 20 de dezembro de 1987, com o plebiscito, e a emancipação promulgada pela Lei número 8.584 de 29 de abril de 1988criando o Município de São Miguel das Missões.
No período das reduções era conhecido por São Miguel Arcanjo, quando foi distrito de Santo Ângelo já era chamada por São Miguel das Missões, mesmo nome do padroeiro, continuando com este nome após sua emancipação.
O Município possui infra-estrutura para receber os turistas que buscam os atrativos históricos, culturais e religiosos. São Miguel das Missões integra-se a roteiros turísticos dos Patrimônios Históricos do Brasil, Argentina e Paraguai.

ANTIGA IGREJA
A Igreja de São Miguel Arcanjo foi declarada pela UNESCO Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, em 1983.
De estilo barroco, a Igreja começou a ser construída em 1735 e levou 10 anos para ser concluída, a mão-de-obra foi indígena. Os blocos de arenito eram trazidos de uma distância de 20 km. O projeto arquitetônico diferenciava-se das demais igrejas missioneiras. A de São Miguel possui uma planta em cruz latina com três naves, separadas por duas arcadas de pedras, e cinco altares com imagens de santos. Ao corpo principal somam-se o pórtico e a torre sineira.
Pela tradição das igrejas missioneiras, a de São Miguel deveria possuir rica e colorida ornamentação interna, formada por pinturas e esculturas com motivos sacros.
A cobertura era de telhas de barro sustentadas por vigas de madeira e, na frente, foi acrescentado um pórtico com arcadas e colunas que exibiam estátuas. A torre ostentava um galo de estanho dourado.
O projeto da Igreja deve-se ao arquiteto italiano Gian Battista Primolli, que mostrou, ao projetá-la, muita familiaridade com o que havia de mais recente na arquitetura européia da época.
As Missões são um lugar de visita fundamental a quem pretende entender as raízes do sul do país e da América Latina e apresenta aos seus visitantes diversos patrimônios culturais da humanidade e descortina o cenário de 160 anos de história, onde Jesuítas e Índios Guaranis realizaram os ideais do Cristianismo na prática. Andar pelos caminhos que uniam a antiga província jesuítica do Paraguai, hoje distribuídos nas fronteiras do MERCOSUL, é sentir a energia presente que emana de cada um desses atrativos.

Horário de Visitação:
9:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00
Durante o Horário de Verão:
9:00 às12:00 e das 14:00 às 20:00

Estudantes e pessoas com mais de 60 anos: R$2,50
Demais pessoas: R$5,00

Para mais informações, visite o site da cidade de São Miguel das Missões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário